Debate

Ilustração simples e certeira mostra a diferença no espaço que damos para carros e para pessoas

por: Redação Hypeness

Segundo o Denatran, o Brasil contava, em 2015, com uma frota de quase 50 milhões de automóveis – sem contar ônibus, caminhões e motos. Isso dá cerca de 1 veículo para cada 4 habitantes, e há cidades em que a proporção chega a 1 para 1,8 (Curitiba) ou 1 para 2,1 (Belo Horizonte).

Em várias e várias cidades brasileiras, o planejamento urbano é pensado não só para os carros que já circulam, mas para estimular as pessoas que não dirigem a ter seu próprio veículo de transporte individual. E não é só por aqui: a questão incomoda o artista sueco Karl Jilg.

car illul

A pedido do Departamento de Segurança de Trânsito de seu país, Karl criou uma ilustração que representa bem como os carros têm muito mais espaço nas cidades do que as pessoas. Substituindo as ruas por um enorme abismo, o ilustrador mostra como pedestres precisam ficar agrupados nos cantinhos que chamamos de calçadas, enquanto há muito espaço para quem quer dirigir.

Há cidades ao redor do mundo tentando mudar essa cultura, estimulando as pessoas a andar a pé e até proibindo a circulação de veículos em locais específicos. É o caso de Nova York, onde algumas zonas da Times Square se tornaram exclusivas para pedestres há pouco tempo, e de Copenhague, capital da Dinamarca, referência no esforço por um transporte urbano menos dependente dos carros.

No Brasil, porém, quaisquer tentativas de mudar essa cultura enfrentam a resistência de quem está muito acostumado a usar o carro para ir a qualquer lugar. Como é a questão na sua cidade?

Todas as imagens © Karl Jilg

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Thammy Miranda afasta rótulo de pai modelo e chora com homenagem de Gretchen