Debate

Jogo do Privilégio Branco ilustra como funciona a desigualdade racial no Brasil

por: Redação Hypeness

Sua família esteve presente na sua infância? Você teve boa convivência com eles? Ganhou mesada na adolescência? Sua casa já alagou? Você perdeu algum bem por morar em área de risco? Já ouviu piadas por conta da sua cor de pele? Já desejou ter outra cor de pele? Essas são algumas das perguntas que o Jogo do Privilégio Branco estabeleceu, para tentar ilustrar, entre 13 pessoas de diferentes origens, como esse privilégio funciona no Brasil.

Sim4

Essas 13 pessoas tinham de responder 50 perguntas como as supracitadas. Dependendo da resposta, o participante andava para frente ou para trás. O resultado, como esperado, foi um só: na frente, pessoas de pele branca; no meio ou atrás, pessoas de pele negra. A conclusão, como diz uma das participantes, é que se essa fosse de fato uma corrida, os concorrentes não sairiam todos do mesmo lugar – como isso pode ser justo?

Propostas simples como essa ilustram perfeitamente a necessidade irrestrita de uma luta ampla por igualdade, em todas as esferas da sociedade. Sem isso, não é possível sequer se falar sobre democracia.

Sim3

O Jogo do Privilégio Branco é uma iniciativa do instituto Identidades do Brasil, uma organização que convida a todos, para além da cor da pele, a aderirem à luta por igualdade como um todo – a juntos gritarmos um sonoro e irrevogável Sim à igualdade racial, para que, um dia todos caminhem juntos, e esse jogo não precise mais existir.

Sim1

Sim2

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Promotora denuncia repórter da Record por importunação sexual; ele nega e cita revanchismo