Debate

Moradores repintam ciclovia removida pela prefeitura em São Paulo

por: Redação Hypeness

Cerca de dois meses atrás, uma ciclovia foi removida da rua Dr. Fausto de Almeida Prado Penteado e da Av. Amarílis, na região do Morumbi, em São Paulo, supostamente para manutenção. Há dois dias a ciclovia enfim ressurgiu pintada no asfalto, mas infelizmente não se tratou de um cumprimento realizado pela prefeitura: como mostram as fotos, foram os próprios cidadãos que resolveram, em nome da segurança de quem circula pela rua, “devolver” a ciclovia no último final de semana.

Ciclo4

Inscrições como “+ amor” e “Nenhum centímetro a menos” foram também incluídas pela população. A remoção da ciclofaixa foi realizada sem comunicação oficial ou muito menos consulta à população. Orgãos públicos, como a CET e a Regional Butantã, empurraram um para o outro a responsabilidade pela remoção, sem oferecer qualquer previsão de quando a cliclofaixa oficial será devolvida à população.

Ciclo5

A CET agora informa que a remoção está dentro de “um plano de revitalização das ciclovias” realizado pela atual prefeitura, a partir de um “amplo debate” que definirá o futuro das ciclovias da cidade – não deixando claro se ela voltará a ser pintada.

Ciclo6

Antes de repintarem com as próprias mãos a ciclofaixa, moradores já haviam pintado pequenas bicicletas no local, lembrando assim que ali havia uma ciclovia, como forma de informação e protesto.

Ciclo1

Se a decisão se dará a partir de um “amplo debate”, é evidente que a posição dos moradores da região precisa ser levada em conta – que, ao menos em parte, já foi evidenciada, de forma pública e notória, fazendo com as próprias mãos aquilo que a prefeitura parece se recusar a fazer: colocar a vida das pessoas à frente da importância dos carros.

Ciclo2 Ciclo3

© fotos: Mauricio Andrade

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antigas propagandas anti sufragistas mostram pavor em garantir à mulher o direito ao voto