Inovação

Museu Guggenheim disponibiliza online e gratuitamente mais de 200 livros e catálogos de arte

por: Vitor Paiva

Se você um dia desejou aquela invejável coleção de livros de arte em uma estante alheia, e sofreu por não ter visto as centenas de incríveis exposições já realizadas no passado em grandes museus, como o Guggenheim, em Nova Iorque, a internet veio para ao menos amenizar sua dor e expandir seus conhecimentos.

Enquanto a máquina do tempo não é inventada, para permitir que visitemos de fato as exposições do passado, o museu Guggenheim disponibilizou grande parte de seu acervo de catálogos de suas exposições, além de uma bela quantidade de livros de arte online e gratuitamente.

Gugg3

O processo de digitalização levou alguns anos, e agora os livros e catálogos estão disponíveis para acesso e download, tanto em PDF quanto em ePub, e de graça, no site Internet Archive. Desde temas específicos, como Picasso e os anos de guerra, ou Expressionismo, uma intuição alemã, ou mesmo o livro Do espiritual na arte, de Kandinsky, tudo está posto para livre acesso – em inglês.

Gugg7

Gugg1

Se quiser conhecer exposições de artistas como Paul Klee, Robert Rauschenberg, Francis Bacon, Max Ernst, Mark Rothko, está tudo lá – da arte chinesa do século XX às obras de artesãos ancestrais do Peru.

Gugg5

Gugg4

A possibilidade de acesso e disseminação de conteúdo é possivelmente o aspecto mais incontestavelmente transformador e positivo que a internet nos trouxe – e, ainda que não substitua a experiência presencial de estar diante de uma obra, a melhor maneira de fazer valer essa maravilhosa porta aberta ao conhecimento e à arte é mergulhando de cabeça no acervo de um dos grandes museus americanos em todos os tempos.

Gugg6

O museu Guggenheim, em Nova Iorque

Malevich, Klimt, Munch, Lichtenstein, Giacometti, Chagall e muitos outros esperam por você.

Gugg2

© fotos: divulgação

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
UFSC cria ferramenta com pontos de venda de alimentos orgânicos em SC