Inspiração

O carioca pobre que dá aulas de surf gratuitas e lembra que há muito mais na favela do que pobreza e crime

por: Redação Hypeness

Ricardo trabalhava de baloeiro para o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, soltando balões para comemorar aniversários ou a chegada de drogas. Ele vivia em um dos universos mais perigosos possíveis em uma cidade grande – até que ele encontrou no surfe a mudança de vida que precisava para seguir vivendo, e feliz. O surfe se tornou a razão de sua vida, e o meio para que ela se transformasse para sempre.

RicardoS1

O caminho do tráfico de drogas para o mar não foi fácil, mas hoje Ricardo possui uma escola de surfe na Rocinha, se tornando uma referência dentro da comunidade como alguém que oferece alternativas para o mundo do crime para as crianças e jovens ao seu redor.

RicardoS6

RicardoS5

Se antes Ricardo ganhava dinheiro trabalhando para o tráfico, em sua escola ele jamais cobrou um real para ensinar o surfe às crianças.

RicardoS3

Hoje ele não tem uma casa, e dorme no chão de sua escola – mas garante que é feliz, na certeza de que o projeto social é mais importante que o dinheiro.

RicardoS4

A história de Ricardo é contada em um dos episódios do projeto Beyond the Map, Rio de Janeiro, que o próprio Google produz, convidando o usuário a participar de uma verdadeira viagem virtual por dentro da favela.

RicardoS7

O comovente testemunho de Ricardo mostra não só que há muito mais nas favelas do que pobreza e crime, como nos lembra do sentido democrático e transformador que a praia e o mar podem oferecer.

RicardoS2

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filha de diarista de 9 anos é classificada para Bolshoi e família arrecada dinheiro para viagem