Inovação

O dia em que o Shazam esqueceu os títulos de algumas músicas (por um ótimo motivo)

por: Redação Hypeness

Lembra de quando o Shazam não existia e a gente escutava uma música legal que não conhecíamos ou não sabíamos o nome ou de quem era? Cantarolar para um amigo ou tentar lembrar alguma parte da letra para procurar no Google eram as únicas opções para descobrir qual era o som. Hoje ficou muito mais fácil, mas e se o app se esquecesse das músicas?

"Ouvindo - Ainda ouvindo... - Essa me lembra alguma coisa... - É... É..."

“Ouvindo – Ainda ouvindo… – Essa me lembra alguma coisa… – É… É…”

Foi por isso que passaram os usuários do Shazam no Reino Unido durante o mês de abril. Em parceria com a instituição Alzheimer’s Research UK, o aplicativo exibiu mensagens indicando que não conseguia se lembrar das canções. “Tenho certeza que conheço essa…”, “Eu poderia jurar que…”, “Essa é a… a…” foram algumas das expressões mostradas.

Depois de o aplicativo finalmente identificar a música, o motivo do esquecimento foi relevado: tratava-se de uma campanha para conscientizar sobre o principal sintoma do Alzheimer: a perda de memória. Os usuários então se deparavam com uma mensagem da organização, dedicada a pesquisas sobre a doença, e que depende de doações para continuar trabalhando.

"Ouvindo - Ainda ouvindo... - Tenho certeza que conheço essa... - Eu só não consigo..."

“Ouvindo – Ainda ouvindo… – Tenho certeza que conheço essa… – Eu só não consigo…”

Segundo a agência Innocean, responsável pela campanha, só no primeiro dia a mensagem foi vista mais de 2 milhões de vezes, com pelo menos 5 mil redirecionamentos para o site da Alzheimer’s Research. Apesar da crença de que a doença só atinge idosos, pessoas de mais de 40 anos também são afetadas.

Segundo o Instituto Alzheimer Brasil, faltam estudos atualizados, mas estima-se que no mínimo 1,2 milhão de pessoas sofram com essa forma de demência no país. No mundo, acredita-se que o número passe dos 46 milhões. Os cientistas sabem pouco sobre a doença, desde suas causas até formas eficazes de tratamento, por isso é fundamental que os pesquisadores tenham condições de descobrir mais.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas desenvolvem madeira transparente para substituir vidro e economizar energia