Quando a mídia se propõe a falar sobre a África, geralmente o que vemos são histórias tristes de pobreza, fome e exploração sendo mostradas. Obviamente, estas são realidades que assolam o continente, mas que também se encontram em todas as partes do mundo. Para combater estes estereótipos e mostrar que a África também tem muitas coisas boas, africanos de diversas nacionalidades estão usando as redes sociais.
Através da hashtag #TheAfricaTheMediaNeverShowsYou as pessoas estão usando o Twitter para compartilhar detalhes culturais de seus países, algumas das paisagens mais incríveis do continente e até mesmo curiosidades políticas, como o fato de três chefes de Estado africanas serem mulheres. O movimento surgiu em 2015 e continua ativo.
O incrível lago rosa no Senegal
A proposta de usar a hashtag é mostrar que pode sim existir muita pobreza na África, mas há também muitas questões culturais, sociais e políticas que são completamente ignoradas pela mídia ao redor do mundo. Mostrar que a África é um continente diverso é também uma questão importante para a representatividades das diversas nações que o compõe.
Espia só algumas das mensagens postadas na rede social:
A África tem 3 mulheres chefes de Estado.
As praias do Quênia famosas mundialmente.
Vários campus universitários na África.
Transformação dos hospitais governamentais no Quênia
O novo álbum do cantor etíope Teddy Afro intitulado “Etiópia” ficou em 1º entre os álbuns do mundo no Billboard
Uma mulher Habesha tocando um kirar durante o Natal Ortodoxo
Destruindo o estereótipo: nós não falamos “africano”
O melhor do Quênia
Desfile de chapéus extravagantes. Regents School, Abuja, Nigéria.