Inovação

As ‘vovós’ portuguesas que se mantêm ativas produzindo lindos objetos de design

por: Redação Hypeness

Da união de uma designer com um psicólogo nasceu um projeto que ilumina não só a riqueza que a experiência pode trazer para qualquer ofício criativo e sensível, como a importância de se manter ativo em idade avançada – e de se oferecer oportunidades profissionais para os mais velhos, como uma maneira inclusive de contribuir para a própria comunidade.

É desse espírito que surgiu o projeto português A Avó Veio Trabalhar, reunindo em Lisboa mulheres acima dos 65 anos para juntas criarem objetos de design.

AAVT12

Susana Antônio, designer, e Ângelo Compota, psicólogo, uniram o desejo dela de expandir o design português com a preocupação dele sobre a qualidade de vida das mais velhas, para criar o projeto. Utilizar a experiência, a capacidade e os conhecimentos dessas mulheres, com toques modernos e arrojados, foi desde o início o mote do projeto.

AAVT11

No início, eram 12 senhoras, produzindo luvas de tricô, crochê e bordados em cores e estampas inusitadas – como peças em cores florescentes, com bordados de caveiras mexicanas. A loja oferece roupas, almofadas, peças de decoração, adornos e muito mais.

AAVT10

O grupo foi crescendo, e hoje ocupa uma loja-ateliê com vitrine na Rua Poço dos Negros, em Lisboa. Hoje A Avó Veio Trabalhar tem 70 participantes em três diferentes pólos, em uma média de 75 anos de idade. E, apesar do nome, o projeto não é restrito a mulheres: há um “avô” responsável pela tapeçaria, e planos de criar projetos de marcenaria.

AAVT13

AAVT9

AAVT7

O projeto organiza também workshops, participa de feiras de arte, e é um sucesso, principalmente entre os mais jovens, por suas peças modernas. É uma lição e tanto que uma loja que explora o rejuvenescimento e a modernização de Portugal seja conduzida justamente por pessoas mais velhas.

AAVT8

AAVT6

AAVT5

AAVT4

AAVT3

AAVT2

AAVT1

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
WSA: maior premiação de inovação digital procura por trabalhos com impacto social