Debate

Vídeo denuncia decreto que autoriza GCM a retirar cobertores e pertences de população de rua em SP

por: Redação Hypeness

Ao que tudo indica, João Dória com seu programa Cidade Linda pretende esconder como pode o problema da população em situação de rua e não desenvolver ações efetivas para lidar com a questão. No começo do ano, Dória fez alterações no decreto 57.581, em vigor na gestão de Haddad, após denúncias da retirada dos bens desses moradores pela Guarda Civil Municipal.

O decreto proibia o confisco de cobertores, colchões, papelões, além de outros itens pessoais. Após a modificação em janeiro deste ano, foi autorizada a retirada desses objetos, tornando a prática legal.

rua_interna

Manteve-se, porém, a proibição do recolhimento de pertences como remédios, documentos, mochilas, roupas e carroças, mas de acordo com relatos dos moradores isso também não vem sendo respeitado.

Com o frio que vem fazendo na cidade, moradores tem passado noites ao relento em situação ainda mais vulnerável do que normalmente. Para ajudar a reverter esta situação, a ONG Minha Sampa, que realiza parcerias de mobilizações em campanhas de políticas públicas urbanas em São Paulo, criou o site www.naotiremeucobertor.minhasampa.org.br onde pedem que as mudanças no decreto de zeladoria sejam revogadas.

Qualquer pessoa pode ajudar. Para isso basta preencher um formulário simples e um e-mail é enviado diretamente ao prefeito João Dória, o secretário municipal de assistência social, Filipe Sabará e a secretária municipal de direitos humanos, Patrícia Bezerra.

* Imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maisa pede desculpas a telespectador por ter estereotipado gênero no passado