Debate

Vídeo mostra como o cenário de conflito e guerra está mais próximo de nós do que gostamos de pensar

por: Vitor Paiva

A violência urbana em grandes cidades, como o Rio de Janeiro, é tão constante e massacrante que muitas vezes – seja por alienação, seja para conseguir seguir vivendo – acaba sendo naturalizada de tal forma que é como se ela só existisse longe de nós.

Enquanto nos espantamos com cenários de guerra na Síria ou no Afeganistão, não percebemos que situações tão extremas e terríveis quanto acontecem em nossas esquinas por todo o Brasil – e o experimento criado pela Voz das Comunidades, um veículo de comunicação das favelas do Rio, confirma perfeitamente essa impressão.

SGuerra3

O experimento foi perfeitamente batizado como “O Som da Guerra” e, no vídeo, pessoas são abordadas nas ruas do Rio de Janeiro para ouvirem áudios reais de tiroteios, explosões e bombas.

As pessoas, depois de ouvir, eram perguntadas da onde eram os sons – e a maioria absoluta responde pensar se tratar de lugares tão distantes quanto Afeganistão, Síria, Iraque e África.

SGuerra4

Os áudios, porém, são do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a poucos quilômetros de algumas áreas nobres da cidade.

SGuerra5

Todos apresentam dificuldade de crer, em um primeiro momento, na própria realidade do Rio – que obviamente não se restringe ao cenário carioca, e é realidade em todo o Brasil e em boa parte do mundo. Tristeza e susto são os sentimentos gerais, enquanto a campanha lembra que “a paz é o único som que queremos ouvir”.

SGuerra2

O vídeo nos lembra que é fundamental que o hashtag que o acompanha, #SomosTodosComplexo, se torne uma verdade efetiva – pois só quando combatermos qualquer violência contra qualquer um, independentemente de sua classe social, seu endereço ou cor, é que a paz para todos poderá enfim ser possível.

SGuerra1

© fotos: reprodução

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Botar o respeito na rua: 7 iniciativas que lutam por um Carnaval livre de preconceitos