Inovação

Ação inspiradora vai transformar xixi feito no festival de Glastonbury em energia elétrica

por: Redação Hypeness

O festival de música eletrônica Glastonbury, em Somerset, na Inglaterra, terminou ontem. Mas, durante os quatro dias de festival, milhares de pessoas passaram pelo local – o que significa muitos litros de cerveja consumidos, e também muito xixi!

A diferença é que quem usou o banheiro para fazer o número 1 durante a realização do evento, estava contribuindo, sem saber, para a iluminação do próprio banheiro. Isso porque os sanitários portáteis usados no Glastonbury tinham suas luzes alimentadas por xixi – o mesmo acontecia com os painéis do festival.

Por mais maluca que seja a novidade, ela é resultado de um processo criado por cientistas ingleses que busca transformar urina em eletricidade. E, como muita gente precisava tirar água do joelho durante o festival, o local não poderia ser mais propício para os testes da tecnologia. No futuro, espera-se que a mesma técnica possa ser empregada para geração de energia em países em desenvolvimento.

Dois litros de urina podem ser transformados em 30 a 40 miliwatts de energia, segundo o GQ. Essa eletricidade é capaz de carregar um smartphone ou, no caso, acender as luzes dos banheiros portáteis. O processo de geração de energia passa por uma máquina que contém bactérias responsáveis por consumir os resíduos do xixi e “vomitar” elétrons – são eles que geram eletricidade quando passam por um circuito elétrico criado pelos cientistas.

Fotos: Anna Barclay/Glastonbury

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça o N.ovo, substituto 100% vegetal do ovo para não veganos e veganos