Arte

‘Amigo’ de Banksy em entrevista ‘revela’ sem querer a identidade do grafiteiro

23 • 06 • 2017 às 12:38
Atualizada em 04 • 11 • 2021 às 16:10
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Uma gafe em uma entrevista do DJ inglês Goldie ajudou recentemente a reforçar as intensas suspeitas de que o lendário grafiteiro Banksy seria, na verdade, o músico Robert Del Naja, da banda Massive Attack.

Ao comentar sobre a comercialização da cena do grafite, Goldie deixou escapulir um nome para falar do seu “amigo”: “Coloque em uma camiseta, escreva ‘Banksy’ e estamos feitos. Podemos vender (…) Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo”, afirmou Goldie.

O DJ inglês Goldie.

No instante em que disse o nome ‘Robert’ – em uma entrevista para um podcast – , Goldie interrompeu sua fala por um instante, percebendo e se arrependendo do próprio erro.

Desde o final dos anos 1990, quando o trabalho de Banksy começou a ganhar destaque nas ruas do Reino Unido, que a identidade do grafiteiro (hoje um dos maiores nomes da arte mundial, com suas mensagens contra o capitalismo, guerras e o establishment de modo geral) permanece – ou permanecia – um mistério.

Robert Del Naja.

Um jornalista, no final do ano passado – depois de cinco meses de investigação – já havia afirmado que Banksy seria na realidade um grupo de pessoas liderado por Del Naja – conhecido como 3D, que já era grafiteiro antes de formar o Massive Attack.

“Girl with Balloon”.

Alguns dos grafites de Banky

“Soldier throwing flowers”.

O jornalista revelou as diversas vezes em que grafites de Banksy apareceram em cidades em que a banda se apresentou, poucos dias depois dos shows. Além disso, Banksy escreveu o prefácio de um livro sobre a banda. Del Naja negou a história, afirmando ser apenas amigo do grafiteiro.

“Kissing Coppers”.

O início do sucesso de Banksy coincide com o início do sucesso do próprio Massive Attack, no final dos anos 1990, e a gafe do DJ Goldie coloca agora ainda mais combustível na teoria de que Del Naja e o mais famoso grafiteiro do mundo seriam a mesma pessoa.

Del Naja durante um show do Massive Attack.

É improvável, de toda forma, que alguém um dia confirme e oficialize a verdadeira identidade de Banksy, mas uma coisa é certa: talvez seja hora dele, seja ele quem for, rever sua amizade com Goldie.

“Nobody Likes Me”.

Publicidade

Foto 1: Divulgação/Goldie

Foto 2: alterna2/Flickr

Fotos 3, 4, 5 e 6: Reprodução/Banksy

Foto 6: Carl De Souza/Getty Images

 


Canais Especiais Hypeness