Inovação

Arqueólogos descobrem os restos de um enorme templo asteca em meio à capital mexicana

por: Redação Hypeness

Uma das mais populosas capitais do mundo, a Cidade do México foi construído sobre os vestígios e resquícios da civilização asteca, que ocupava o país entre os séculos XIV e XVI. Assim, qualquer buraco mero cavado em solo mexicano corre o risco de revelar um tesouro arqueológico desse impressionante passado da região. E foi isso que se deu nessa quarta-feira: uma enorme estrutura circular foi descoberta, criada em homenagem ao deus asteca do vento, ao lado de uma parte de uma espécie de campo onde o ritual de um jogo de bola mesoamericano onde era praticado o antigo esporte.

Asteca4

Com o nome de Ehécatl-Quetzalcóatl, pelas proporções da descoberta é possível concluir que a construção era de um tamanho grandioso – algo em torno de 34 metros de altura por 4 de largura. O campo provavelmente possuía cerca de 50 metros de comprimento, e foi nele que o primeiro espectador estrangeiro do tal esporte, o conquistador espanhol Hernán Cortés assistiu uma partida, a convite de Moctezuma, o último imperador asteca.

Asteca2

Próximo ao campo, num espécie de local ritualístico ligado ao esporte, foi também encontrado um poço oval com 32 conjuntos de ossos cervicais, provavelmente de decapitações realizadas como oferendas. Pesquisadores afirmaram que tais construções foram realizadas provavelmente entre 1486 e 1502.

Asteca5

O templo Ehécatl-Quetzalcóatl, descobertas dentro do terreno de um hotel chamado Catedral, destruído em 1985 em um grande terremoto, será transformado em um sítio-museu, e se tornou o mais novo tesouro a fazer parte do complexo arqueológico Templo Mayor – até que se cave mais um buraco na Cidade do México, e de lá brote um novo tesouro.

Asteca3

© fotos: divulgação

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta mulher criou um verdadeiro dossiê fotográfico da bagunça do marido