Design

As ‘casas-doma’ japonesas podem ser o futuro da moradia

por: Redação Hypeness

No futuro, o desenho que as crianças fazem de uma casa pode mudar sua forma completamente. Ao invés de um quadrado com um triângulo em cima, ele pode se tornar um semicírculo se esse projeto japonês de criar casas domo der certo!

Criadas pela companhia Dome House, as construções são feitas em poliestireno expandido – basicamente, isopor. É o uso do material que garante um excelente isolamento térmico nas casas, permitindo a economia de energia. Além disso, a forma de cúpula permite que o ar circule melhor, sem se acumular nos cantos. As características fazem com que a casa esteja preparada para enfrentar temperaturas extremas.

dome2

Foto: Divulgação/Foto destaque: Reprodução Booking

O material também tem como característica sua durabilidade e a forma da estrutura faz com que ela se torne resistente a vendavais e até mesmo a terremotos, o que pode ser bastante importante no Japão. Além de tudo, sua fabricação não gera lixo.

dome3

A construção da Dome House é pré-fabricada e feita por partes que são depois unidas. Cada peça pesa cerca de 80 quilos e a empresa garante que um grupo de três ou quatro pessoas consegue erguer uma casa em apenas uma semana.

dome4

dome5

Fotos: Divulgação

Um dos pontos interessantes é que qualquer pessoa pode passar uma noite nas casas-cúpula. Há mais de 400 delas localizadas no Aso Farm Land, um parque natural aberto em 1995 nas proximidades do Mount Aso, um vulcão ativo no Japão. Já pensou?

aso2

dome7

Fotos: Reprodução Booking

No vídeo abaixo, você confere a maneira como as casas cúpula são construídas:

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escolher a tábua de cortar alimentos certa é uma ciência complexa que vai transformar sua cozinha