Arte

Cidade italiana de 400 habitantes, quase todos idosos, usa arte para combater desertificação

Redação Hypeness - 12/06/2017

O envelhecimento e a diminuição da população são fenômenos que se perpetuam por toda a Europa, mas em especial nos pequenos vilarejos, nas cidades periféricas às grandes capitais, e que vem se tornando de fato um dilema nas pequenas vilas italianas.

Segundo estatísticas, um em cada sete habitantes deixando esses locais para cidades maiores, os vilarejos italianos correm o risco real de sofrerem o que se chama de despopulação. Para evitar tal questão, a cidade de Civitacampomarano está utilizando a arte para lutar contra seu próprio abandono.

Com somente 400 habitantes, a cidade já pelo segundo ano tornou-se cenário do CVTà Street Fest, um festival de arte de rua que visa não só rejuvenescer Civitacampomarano e suas ruelas e casas, como também chamar atenção para a cidadela e sua região.

Mas tudo começou com uma coincidência, quando a responsável pelas atividades culturais convidou a artista italiana Alice Pasquini para pintar a cidade. Alice não só topou, como revelou que seu avô vinha de lá – e tudo começou. Ainda que a cidade tenha poucas crianças – as escolas inclusive encontram-se fechadas – a população, quase toda mais velha, abraçou a ideia e passou a ajudar e amar o festival.

O festival dura quatro dias de junho, trazendo também música e outras atividades à cidade, e recebendo cerca de 3.500 visitantes. Junto com o festival, vieram novas atividades comerciais, e frescor a cidade antes quase abandonada. Através da arte, Civitacampomarano vem se reencontrando com sua própria juventude – sem abrir mão de sua história, que é também a história de um dos mais antigos e ricos países do mundo.

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Gato Sem Rabo: livraria quer ‘desmistificar noção de que a narrativa masculina é universal’