Inovação

É possível fazer coisas maravilhosas reaproveitando papel e protegendo o ambiente e já tem gente fazendo isso

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Lembra de quando nós dependíamos de papel para tudo? A leitura era restrita a materiais impressos como livros, revistas e jornais. A comunicação, quando não era ao vivo ou por telefone (fixo), podia ser feita por meio de cartas. E documentos oficiais a gente só recebia por correio ou presencialmente mesmo. Por sorte, os tempos mudaram!

Hoje o papel ainda é muito útil nas nossas vidas, mas já deixou há tempos de ser um item de primeira necessidade. Por isso mesmo, cada vez mais pessoas e empresas estão buscando economizar esse recurso e usá-lo com cautela. Mas o que fazer com todo o papel que já foi usado nesse mundo? Reaproveitamento é a palavra – e as iniciativas abaixo dão aula nesse quesito!

1. Universidade do Papel

Criada pelo artista Enrique Rodriguez como uma forma de ensinar sua técnica para quem tivesse interesse, a Universidade do Papel oferece atividades artísticas envolvendo sempre o papel como matéria-prima. A iniciativa é única na América Latina e responde por vivências e projetos sociais. A ideia é desenvolver em conjunto novas manifestações artísticas que utilizem o papel como base.

papel1

Foto: Divulgação

2. As obras de Yuken Teruya

O artista japonês Yuken Teruya transforma o papel em verdadeiras obras de arte. Para ele, qualquer folha pode se transformar em matéria prima: pode ser uma nota de dólar, como na série Green Economy, ou mesmo em um rolo de papel higiênico, como em Corner Forest. Seu trabalho envolve muitas vezes um resgate da natureza, usando figuras de árvores delimitadas no corte do papel para nos lembrar de onde vem sua matéria prima.

papel2

papel3

Fotos © Yuken Teruya

3. O jornal que pode ser plantado

Outro projeto japonês que reaproveita papel de uma forma incrível é o jornal The Mainichi. Suas folhas são feitas de papel reciclado e contém sementes. Assim, ele pode ser plantado depois de lido. Até mesmo a tinta do jornal é pensada nesse sentido, já que a impressão é feita com tinta vegetal que atua como fertilizante para a planta.

papel4

Foto via

4. O microscópio de papel que detecta malária

Inventado pelo professor de bioengenharia indiano Manu Prakash, este microscópio de baixo custo é feito usando papel e serve para detectar malária, bem como outras doenças. A engenhoca, conhecida como Foldscope, é dobrável e resistente à água, além de ser fácil de montar – e custa apenas US$ 1 para ser fabricada.

papel5

Foto via

As iniciativas acima lembram que há muitos usos para o papel. Então por que ele ainda precisa ser usado para entregar nossas contas mensais? A NET e a  Claro criaram uma iniciativa que pretende economizar papel e diminuir a burocracia com este tipo de serviço: através do site e do aplicativo Minha Claro e Minha NET.

Além de conferir informações sobre a fatura, as plataformas também permitem acessar serviços técnicos ou ter mais informações sobre os produtos. Para estimular os usuários a aderirem aos serviços online, a empresa lançou a promoção Seja Gigante, Seja Digital – e vai sortear milhas para quem utilizar os canais digitais.

Para participar só é preciso utilizar a Minha NET ou a Minha Claro e você já está concorrendo,  não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro na promoção. Quanto mais vezes você usar os canais digitai, mais são as chances de ganhar, já que a cada transação você recebe um número da sorte para concorrer a até 500.000 milhas Smiles! E quem já aderiu ou ainda optar pela fatura digital, tem mais chances de ganhar

Os próximos sorteios acontecem nos dias 10 de junho e 10 de julho. Durante todo o período da promoção serão sorteados mais de 700 ganhadores, com prêmios que contabilizam mais de 15 milhões de milhas! Quem sabe é a sua vez de tirar a sorte gigante?

Todas as imagens: Reprodução

artigo_patrocinado

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Uso de dados, transparência e privacidade: Mais perguntas do que respostas