A franquia Velozes e Furiosos é um sucesso absoluto com uma receita batida que funciona perfeitamente bem. A história é focada no estereótipo do ‘machão’: homens fortes explodindo coisas, sendo o centro das atenções, acompanhados de lindas mulheres que mal aparecem ou abrem a boca e, se abrem, falam sobre eles.
Depois de participar de 5 dos 8 filmes da franquia, a atriz Michelle Rodriguez, que dá vida a ‘Letty’, ameaça abandonar o barco caso a produção não melhore os papéis das personagens femininas.

Sem rodeios ela escreveu em seu Instagram:
“F8 está por fora do que está acontecendo hoje, espero que eles decidam mostrar algum amor às mulheres da franquia no próximo filme. Ou eu poderei ter que dizer adeus a uma franquia tão amada. Foi uma boa trajetória e sou grata pela oportunidade que os fãs e o estúdio forneceram ao longo dos anos… Com amor“, escreveu Rodriguez.
O filme mais recente da franquia, Velozes e Furiosos 8, chegou aos cinemas em abril de 2017 e arrecadou US$ 1,2 bilhão na bilheteria mundial. Nele foram apresentadas duas novas personagens, vividas por Charlize Theron e Helen Mirren.
Bem antes da estreia do último filme, especulava-se que a contratação de duas atrizes declaradamente feministas fosse um sinal de que a franquia estaria dando um passo adiante a favor da representatividade feminina na trama, mas não foi bem isso o que foi visto nas telas.
O nono filme da série tem lançamento marcado para abril de 2019.
Todas as imagens: Reprodução