Design

Esta sofisticada coleção de móveis foi toda inspirada em origamis

por: Redação Hypeness

A designer Aljoud Lootah estava em um momento de bloqueio criativo quando resolveu pegar pequenos post-its e ficar dobrando os papeis para passar o tempo. No meio da atividade trivial surgiu um estalo de criatividade e a ideia que ela tanto procurara apareceu: uma coleção de móveis inspirados em origamis.

Foi assim que surgiu a série Oru, cujo nome é inspirado no verbo Dobrar em japonês (o mesmo que dá origem à palavra “origami”). “A ideia por trás dos designs é mostrar que dobrar uma folha bidimensional pode criar formas tridimensionais que ainda têm funções práticas”, comenta.

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-2

A série é composta por quatro móveis: uma mesinha com lâmpada dentro, um espelho decorativo, uma cadeira e um pequeno armário com prateleira para livros. Tudo é feito com madeira teca, feltro e cobre. Segundo a designer, o maior desafio foi mesmo transplantar as ideias do papel para a madeira.

Para isso, Lootah seguiu uma rotina: criar os modelos em papel, depois reproduzi-los em modelos pequenos de acrílico e, finalmente, as versões finais na madeira. O grande objetivo da designer é complementar forma e função, quase sempre utilizando padrões, dobraduras e figuras geométricas como base para os trabalhos.

AljoudLootahPortrait-866x1024

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-7

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-6

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-5

AljoudLootah_Cabinet2-875x1024

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-9

Aljoud-Lootah-The-Oru-Origami-Furniture-8

Todas as fotos © Aljoud Lootah

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Que tal iluminar seu quarto com este abajur do dragão de ‘Game Of Thrones’?