Inovação

Esta tinta “pinta” circuitos elétricos que de fato funcionam

por: Redação Hypeness

Os fios, um sua fundamental função de conduzir eletricidade por nossas casas e vidas, estão evidentemente com os dias contados. Feios, pouco práticos e inseguros, a vida wireless já é uma realidade em diversos aspectos da tecnologia que nos rodeia, mas é também claro que livrar-se deles de fato é ainda uma tarefa distante. A empresa Bare Conductive, no entanto, criou uma alternativa interessante, bonita, inovadora e plena em possibilidades: uma tinta condutora, que, como o nome diz, é capaz de conduzir energia e fazer perfeitamente as vezes de um fio tradicional.

BareC7

BareC1

Viscosa, grossa e escura, a tinta funciona como um fio líquido e, tal qual qualquer tinta, pode ser espalhada pelas superfícies da forma que o pintor escolher. O segredo por trás da invenção é simples e evidentemente eficiente: em sua fórmula a tinta contém carbono, transformando-a, quando seca, em uma espécie de pad, que faz da “pintura” um interruptor, uma tecla, um botão, e muito mais.

BareC5

BareC4

Todo tipo de superfície, portanto, pode se transformar num condutor e disparador de energia, e pessoas no mundo todo já estão aproveitando a invenção, para tornar seus papeis de parede, pinturas ou móveis em aparelhos tecnológicos, instrumentos musicais ou simplesmente interruptores.

BareC2

BareC6

BareC3

© fotos: reprodução/divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Robô trans que conversa com jovens sobre gênero e sexualidade é criada pela UFMG