Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Borboletas no estômago. A expressão é bastante popular em países de língua inglesa e, ainda que não seja tão usada por aqui, a sensação parece ser perfeitamente descritiva e reconhecível para quem sofre ou já sofreu de momentos de ansiedade.
Foi essa sensação que a fotógrafa e artista ucraniana Anya Anti decidiu retratar – literalmente. Para tal, ela utilizou um esqueleto, diversas montagens fotográficas em camadas, e mais de 3 horas de edição. O resultado é, ao mesmo tempo, literal e poético, e bastante bonito.
Fotografando primeiro o esqueleto com borboletas artificiais na altura do estômago, e depois ela própria na mesma exata posição, para em seguida sobrepor as imagens no Photoshop e criar a colagem dela própria “abrindo” o ventre para permitir que essas borboletas da ansiedade possa voar livremente para fora dela.
A sensação, que pode significar também a ansiedade pela expectativa de algo bom, muitas vezes é também paralisante e aflitiva – e ambos os aspectos são contemplados pela criação de Anya.
Para ela, a imagem é uma metáfora sobre como lidar com estresse e a ansiedade: libertando suas “borboletas” internas, lutando para se transformar em uma nova pessoa. A inspiração veio de sua própria trajetória, tendo de lidar seus próprios pensamentos sombrios e sua depressão.
A arte é de fato um caminho rico e transformador para tornar uma metáfora em algo literal – e conseguir realmente, para além do sentido simbólico, se livrar do mal sentido dessas “borboletas” que muitas vezes trazemos dentro de nós.
Todas as fotos © Anya Anti
Publicidade
O trágico falecimento de Paulo Gustavo gerou muitas homenagens e histórias sobre o humorista nas redes sociais. Entre...
Para começar 2021 com espaço para novas energias e ideias, a especialista em organização Marie Kondo lançou o...
Alimentação balanceada é uma das chaves para ter uma vida saudável, e ensinar as crianças a comer bem desde a...
O padrão de beleza vigente na sociedade cria expectativas inalcançáveis e torna as mulheres inseguras e com baixa...
"O câncer não discrimina ou se importa se você tem apenas 38, com três crianças que precisam de você em suas...
Manoel Castro dos Reis passou quase cinco décadas fora das salas de aula. Hoje com 60 anos, o morador de Araguaína-TO...
Não é possível mensurar a dor e a gravidade de ser vítima de abusos sexuais. Não há tempo que passe que possa...
A Índia está entrando para a história após ter dado um grande passo na conquista dos direitos LGBT ao eleger o seu...
A maturidade artística abriu caminho para Lady Gaga se tornar uma artista engajada. A norte-americana acaba de...