Fotografia

Fotógrafo inova e usa gota d’água como lente fotográfica e o resultado é muito bom

por: Redação Hypeness

Para realizar seu mais recente projeto, o fotógrafo holandês Robin de Puy procurou a lente mais “pura” possível. O que isso quer dizer? Que, no lugar de vidro, plástico e metal para enfocar suas imagens e clicar suas fotos, ele utilizou como lente uma gota de água. O resultado é translucidamente lindo, mas a técnica é um tanto complexa.

A gota de água foi colocada sobre uma espécie de prato de vidro, coberto por teflon para que a gota não se espalhasse e se mantivesse arredondada como uma lente. Através de uma delicada corrente elétrica, o formato da gota pôde ser alterado, mudando assim também o “foco” da imagem, de acordo com a intensidade da corrente, e trazendo nitidez à imagem. Por conta da evaporação, uma nova gota precisou ser posicionada a cada 15 minutos.

via GIPHY

Um espelho foi utilizado para fazer a luz passar pela “lente” de água e chegar até o sensor de 12mm em uma câmera industrial de 18 megapixel.

1 – prato de vidro com teflon e a gota de água;

2 – câmera industrial de 18 megapixel;

3 – o espelho em 45 graus;

4 – tubo de plástico que isola o resto da luz.

A conversão para preto e branco foi realizada por de Puy na pós produção. O projeto foi apropriadamente batizado de “A foto mais pura” e, em parceria com a empresa de água Spa, levou meio ano para ser realizado. Alguns dos resultados podem ser conferidos aqui abaixo.

Todas as fotos © Robin de Puy

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essas fotos capturam os incríveis trajetos de vôo percorridos por bandos de pássaros