Fotografia

Fotógrafo paranaense ganha prêmio ao documentar a rotina de treino dos meninos boxeadores de Havana

06 • 06 • 2017 às 06:39 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A especificidades naturais, políticas, sociais e geográficas de Cuba fazem de sua capital, Havana, um prato cheio para que fotógrafos encontrem histórias únicas para serem contadas através de suas imagens.

Quando visitou a ilha em 2015, o fotógrafo paranaense Henry Milleo foi atrás de registrar o universo das academias de boxe na capital cubana. A tradição do esporte por lá, no entanto, fez com que diversas academias se tornassem tão célebres que se viraram pontos de peregrinação turística, com direito a cobrança de entrada. Henry queria encontrar algo mais autêntico para clicar.

BoxeHavana5

Quase sem querer, o fotógrafo descobriu o ginásio Niños de Cuba, que se tornou matéria-prima para seu premiado ensaio Garotos Boxeadores Cubanos. “Eu estava caminhando por uma rua da periferia de Havana quando passei em frente. Era um terreno baldio, espremido entre dois prédios e fechado com uma cerca de madeira e metal corrugado. Encontrei com o treinador, que estava fechando o local e marquei de voltar no dia seguinte, no horário de treinamento”.

Henry esperava o que normalmente se vê nesse tipo de contexto mas, no dia seguinte, quando foi apresentado aos atletas, ele se surpreendeu.

BoxeHavana10

BoxeHavana1

BoxeHavana6

Eram quatro garotos, de idade entre 6 e 10 anos. Os garotos levam os treinamentos a sério. É diferente de outros tipos de esportes que têm escolinhas, onde há um ar de descontração e camaradagem. Nessa academia os garotos eram focados, prestavam atenção e seguiam à risca o que o treinador falava. As risadas e brincadeiras ficaram para a rua, depois que o treino terminou e eles saíram para ir para suas casas”. A seriedade e a importância do esporte na vida dos garotos é a força motor por trás do impacto das fotos de Henry.

BoxeHavana13

BoxeHavana12

BoxeHavana11

BoxeHavana7

O trabalho de Henry com os meninos boxeadores de Cuba acabou premiado na categoria Esportes dentro do POY Latam, um dos prêmios de fotografia mais importantes entre ibero-americanos. “Ter um resultado positivo é uma forma de saber que o trabalho que fiz ou que venho fazendo está seguindo um caminho que eu acredito ser interessante”, disse o fotógrafo, que não vê a hora de voltar para Havana para levar novas luvas para os garotos, que treinam com luvas velhas ou grandes demais.

BoxeHavana9

BoxeHavana8

BoxeHavana3

BoxeHavana2

BoxeHavana1

BoxeHavana4

Todas as fotos © Henry Milleo

Publicidade

Canais Especiais Hypeness