Inovação

Hipótese sobre Mal de Parkinson levantada há um século é finalmente comprovada

por: Redação Hypeness

Há quase cem anos médicos e pesquisadores, já atrás de uma cura para o Mal de Parkinson, levantaram a possibilidade de se tratar de uma doença autoimune. Somente agora uma equipe de cientistas afirmou ter encontrado uma comprovação direta de que nosso sistema imunológico atacaria as células cerebrais de pessoas que sofrem com Parkinson.

A pesquisa foi detalhadamente publicada na revista Nature, apontando que remédios para o sistema imunológico podem ter efeito positivo no controle da doença. Segundo os pesquisadores do centro médico da Universidade de Columbia, nos EUA, o Parkinson é agravado por uma espécie de falha no sistema imunológico.

Pessoas portadoras do mal (que gera tremores e dificuldades de movimento por conta de danos cerebrais) acumulam níveis muito altos de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro. O sistema imunológico ataca tal proteína, feito fosse uma bactéria ou outro “invasor” e, com isso, acaba também matando células boas do cérebro que acumulam a tal proteína.

Outra descoberta da pesquisa levanta a possibilidade da doença ter seu início no intestino. As células-T, responsáveis em nosso sistema imunológico por identificar as alfa-sinucleínas, as reconheceriam primeiro no intestino, onde não causam mal algum. O problema se dá quando as T chegam ao cérebro. Ainda há muito o que se descobrir a respeito da influência desse aspecto autoimune do Parkinson, mas as descobertas podem abrir uma via nova e mais eficiente para que novos tratamentos sejam desenvolvidos, até quem sabe realmente um controle total do mal.

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na hora do surfe, o que fazer com as chaves do carro? Empresa resolve esse problema universal