Nenhuma outra publicação foi tão impactante no desenvolvimento e afirmação do rock e da música pop em nossos imaginários coletivos (principalmente juvenis) como a revista americana Rolling Stone. Não é exagero dizer que a revista ajudou a dar cara, texto, opinião e sentido aos mais importantes momentos musicais da segunda metade do século XX – estar na capa da Rolling Stone sempre foi e, apesar da crise financeira e de representatividade que as publicações em papel hoje atravessam, ainda é estar no topo do universo pop – pelo menos enquanto a revista circular.


O primeiro número da Rolling Stone, com John Lennon e o Festival de Monterey na capa
O primeiro número da Rolling Stone circulou em novembro de 1967, ainda em papel de jornal no formato tabloide, com o artigo principal sobre o festival de Monterey e trazendo uma foto de John Lennon na capa. Desde então ela se tornou uma revista, assim como uma referência não só nas reportagens musicais, como em matérias sobre política, crítica cultural, comportamento e juventude.

Mick Jagger © Foto: Herb-Ritts/Trunk-Archive, 1987
Ao completar 50 anos, a mais importante revista cultural e musical do mundo reuniu a fina flor de seus colaboradores, no livro Rolling Stone: 50 years: the music, politics and people that changed our culture (Rolling Stone: 50 anos: a música, política e pessoas que mudaram nossa cultura) repleto de reportagens e, principalmente, fotografias, em uma celebração visual do legado criado pela publicação.

Madonna © Foto: Herb Ritts, 1987
Gigantes do jornalismo como Hunter S. Thompson, Matt Taibbi, David Harris se juntam a gênios da fotografia como Annie Leibowitz, Herb Ritts, Mark Seliger para rechear o livro. Nas imagens, nada menos que os maiores nomes da música, como Bob Dylan, Bob Marley, Mick Jagger, Kurt Cobain, Madonna e muito mais.

O pequeno Michael Jackson © Foto: Henry Diltz, 1971
Criada por Jann Wenner – que até hoje segue como o editor-chefe da revista – na cidade de São Francisco, na California, hoje a revista foca tanto em entretenimento quanto em comportamento, mas sem abrir mão da música como pano de fundo essencial – assim, a Rolling Stone viria a se tornar tão icônica quanto os artistas que ela reportou ao longo de seus 50 anos de vida.

Britney Spears © Foto: David LaChapelle Studio Inc., 1999

David Bowie © Foto: Herb Ritts – Trunk Archive, 1987

Beastie Boys © Foto: Mark Seliger, 1998

B.B. King © Foto: Albert Watson, 1989

Nirvana © Foto: Mark Seliger, 1992

Adele © Foto: Theo Wenner, 2015

Pete Townshend © Foto: Baron Wolman, 1967

Ringo Starr © Foto: Mark Seliger, 1992

Marilyn Manson © Foto: Matt Mahurin, 1996

Dr. Dre and Snoop Dogg © Foto: Mark Seliger, 1993

Joni Mitchell © Foto: Baron Wolman – Iconic Images, 1968

Grateful Dead © Foto: Baron Wolman, 1967