Arte

Neste experimento feito nos anos 1950 artistas tomaram LSD e pintaram o mesmo quadro 9 vezes

por: Redação Hypeness

Durante os anos 50, diversos experimentos estranhos foram feitos pelo Governo dos Estados Unidos. Na época, eram realizados desde testes de premonição até mesmo experiências com o uso de drogas psicodélicas. Recentemente, um destes testes veio à tona e deixou todos maravilhados.

A experiência consistiu em oferecer a diversos artistas uma dose de LSD e pedir que eles desenhassem sob o uso da substância. Um grupo destas imagens vazou na internet há alguns anos e mostra nove desenhos compostos pelo mesmo artista após a ingestão da droga.

Tanto o artista quanto o pesquisador que conduziu a experiência não foram identificados, embora acredita-se que o responsável pelo teste tenha sido o psiquiatra Oscar Janiger, da Universidade da Califórnia – Irvine. Essa suposição foi feita pelo psiquiatra Andrew Sewell na revista Live Science. Os experimentos de Oscar Janiger começaram em 1954 e perduraram por sete anos. Durante o período, mais de 100 artistas profissionais teriam sido submetidos aos testes, produzindo cerca de 250 desenhos.

As imagens abaixo foram o resultado de um destes experimentos, após a administração de duas doses de 50 microgramas de LSD a um paciente, com 65 minutos de intervalo entre elas. Os desenhos feitos durante o uso da substância mostram como ela pode agir sobre a nossa criatividade e percepção.

Espia só:

20 minutos após a primeira dose

85 minutos após a primeira dose e 20 minutos após a segunda

2 h 30 minutos depois da primeira dose

2 h 32 minutos após a primeira dose

2 h 35 minutos

2 h 45 minutos

4 h 25 minutos

5 h 45 minutos

8 horas após a primeira dose

Todas as fotos via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na Espanha, artistas de rua homenageiam a cultura local de vilarejo e criam incríveis murais