Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você provavelmente já viu a mais famosa do pintor japonês Katsushika Hokusai, embora talvez nem saiba disso. Estamos falando da xilogravura A Grande Onda de Kanagawa (foto em destaque), a primeira da sua série que ficou conhecida como Trinta e seis vistas do monte Fuji. Mas ela não é a única expressão da genialidade do artista.
Katsushika realizou milhares de cópias da gravura usando o molde e elas estão hoje espalhadas por diversos países. Natural de Edo (onde hoje se encontra Tóquio), o artista viveu entre os anos 1760 e 1849. Durante o período, sua produção chegou a mais de 30 mil obras, incluindo gravuras, pinturas, desenhos e livros. Ele faz parte do movimento estético Ukiyo-e, bastante famoso no Japão entre os séculos 17 e 19.
Foi com apenas 6 anos que o artista começou a pintar. Ao longo da vida, ele assinou suas obras com ao menos 30 nomes diferentes. A mudança não era apenas uma excentricidade sua, mas uma prática comum entre artistas japoneses durante o período. Mesmo assim, estima-se que Katsushika tenha sido o pintor que mais nomes usou durante sua vida.
Suas principais obras mostram paisagens e a vida cotidiana no Japão da época. Durante um período, o artista também se dedicou a criar obras eróticas. Independente do período ou do nome utilizado por ele, todas as suas criações apresentam a mesma delicadeza e atenção aos detalhes que o tornaram um dos grandes representantes da arte japonesa no período.
Todas as fotos © Katsushika Hokusai/Domínio Público
*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.
No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.
Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.
Publicidade
'Baby Shark' é o vídeo mais assistido da história do YouTube. O clipe da música infantil chiclete bateu o antigo...
A jornalista Fátima Bernardes falou sobre um lado pouco comentado de sua relação com Túlio Gadelha. Em entrevista...
A partir de sábado (25), dia do aniversário de 466 anos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade,...
Ainda que a maioria dos grandes clássicos das trilhas sonoras de todos os tempos estejam no passado, junto com os...
A festa Wira’U’Haw, um importante ritual de passagem feminina na cultura do povo indígena Guajajara, é tema de...
A história da feitura do filme Bohemian Rhapsody, cinebiografia de Freddie Mercury, o imenso vocalista do Queen, é...
A arte pode tomar várias formas e essa é mais uma prova: os arrozais são, afinal, terreno fértil para ‘pintar’...
Poucas formas de arte conjugam tão bem imagens e texto como o universo das histórias em quadrinhos. As chamadas...
As Rainbow Roses (Rosas de Arco-Íris) ou Happy Roses (Rosas Felizes) são rosas coloridas artificialmente, que...