Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Oferecer os conhecimentos do Bahsese, palavra que, na língua tukano, significa “benzimento”, a indígenas e não-indígenas que enfrentem problemas de saúde na região de Manaus. Esse é o objetivo do Barserikowi’i, o primeiro Centro de Medicina Indígena da Amazônia, inaugurado na semana passada.
Idealizado por João Paulo Barreto, doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas e membro da etnia tukano, o centro será comandado inicialmente por Manoel Lima, da etnia tuyuka, e Ovídio Barreto, também da etnia Tukano. Os dois são Kumuã com décadas de experiência.
Os Kumuã são especialistas indígenas do Alto Rio Negro, que desde o nascimento recebem o poder de cura e de tratamento e passam por rigorosa formação da infância até a juventude. Segundo João Paulo, a ideia não é que os doentes abandonem os possíveis tratamentos alopatas da medicina ocidental, mas que tenham a possibilidade de alternativa.
Conforme ele falou à Agência Brasil, o tratamento é apoiado no Bahsese e nas plantas medicinais. “O modelo é acionado dentro de um elemento, que pode ser água, tabaco, cigarro ou urtiga, no qual o Kumu, ou benzedor, aciona os princípios curativos contidos nos vegetais. Quando ele faz isso, ele não está rezando, mas evocando esses princípios para curar doenças. Por isso, ele tem que dominar o conhecimento de animais e vegetais”, explicou.
João Paulo Barreto e Manoel Lima
Cada consulta no centro será feita mediante cobrança de R$10, e o valor do tratamento dependerá do diagnóstico. Eles podem levar dias, semanas ou até um ano. Além dos atendimentos médicos, o centro também será usado para a realização de cursos e oficinais, que vão da gastronomia à astrologia, além da venda de peças de artesanato de várias etnias.
Fotos: Alberto César Araújo/Amazônia Real
Publicidade
No meio do Brooklyn, bairro de Nova York, o Gowanus Canal pode ser considerado uma espécie de Tietê. Mas em seus 2,9...
Os itens que você joga no lixo podem servir para muitas coisas. Depois de transformar os resíduos em sapato e até...
100 famílias estão desabrigadas depois do rompimento de duas barragens em Rondônia. Elas ficam em um espaço...
Mesmo com a constante diminuição do uso do plástico e do aumento da reciclagem, é preciso admitir que utilizar um...
Para muita gente, os valores que aparecem na conta de luz ainda são um grande mistério. Na hora de pagar, ninguém...
Blossom é um controlador inteligente de rega idealizado por uma equipe californiana de técnicos, designers e...
A cidade de Nova York está em estado de emergência por conta da tempestade tropical Ida. O coração do capitalismo...
A mobilidade urbana é uma questão cada vez mais em pauta, visto que as pessoas hoje estão em busca de mais qualidade...
Prepare os casacos! Uma nova onda de frio - mais intensa do que a de maio - deve chegar à região Centro-Sul do Brasil...