Inovação

Sologamia: por que o casamento consigo mesmo(a) está virando tendência

Redação Hypeness - 12/06/2017

Muitas tendências surgidas nos atuais tempos de virtualidade e internet devotam-se sobre a individualidade em detrimento do encontro real, do coletivo – e a mais nova moda é, de certa forma, o paroxismo disso: a ‘sologamia’, ou o ato de se ‘casar’ consigo mesmo, com direito a cerimônias, vestidos, buquês e festas.

Os adeptos defendem que a ‘sologamia’ nada mais é do que o comprometimento com o amor próprio, com os próprios interesses e a própria felicidade. Trata-se, é claro, de um ato simbólico, na direção de permanecer solteiro ou solteira e não precisar se adequar às exigências sociais ou mesmo às outras pessoas para encontrar a felicidade.

Claro que, por trás de toda tendência, há sempre uma indústria procurando lucrar, e não seria diferente com a sologamia. Sites como IMarriedMe (Eu casei comigo, em tradução livre), vendem kits para cerimônias por até 200 dólares, incluindo bandas, votos e cartões de amor de si para si próprio.

As perguntas que restam, portanto, são várias: se alguém se casar com sigo próprio, mas se apaixonar por um terceiro, precisará então se divorciar de si para encontrar a própria felicidade? Existe algum caso de alguém que pediu a si próprio em casamento e ouviu um não? Trata-se de um gesto autocentrado e individualista, ou de uma busca franca e objetiva pela própria felicidade em um mundo cão?

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.