Debate

A impressionante história – e as imagens – do homem mais alto já registrado

por: Redação Hypeness

Quando Robert Wadlow nasceu, em 22 de fevereiro de 1918, nada anunciava o tamanho – literal – que ele viria a ter na história da medicina e, como não, da humanidade. Com cerca de 4 quilos, o filho de Harold e Eddie Wadlow, nascido na cidade de Anton, no estado de Illinois, nos EUA, era um bebê tão normal quanto qualquer outro. Não demorou muito, porém, para que a singularidade de Robert começasse a crescer a olhos vistos.


Robert Wadlow com 10 anos de idade

Com um ano ele já media cerca de um metro de altura e pesava 20 quilos. Aos 8 anos ele passou o pai em altura, e aos 10 atingiu 2 metros. Aos 13 anos, Robert media 2,23 metros. Bastou chegar aos 19 anos para se tornar o homem mais alto do mundo – ele até ali media 2,54 metros, e seu sapato era número 70.


Robert com 17 anos

Sua condição se deu por conta de um tumor na glândula pituitária, que destruía as células que controlam o crescimento. Assim, Robert esteve condenado a crescer por toda sua vida. Rapidamente, porém, tal condição começou a apresentar complicações – ele passou a se sentir mais fraco, e seus ossos começaram a não suportar sua estatura e peso.

Aos 20 anos ele já caminhava com a ajuda de uma longa bengala.

Robert chegou a viajar o país com o circo, e também para divulgar a marca de sapatos que confeccionava os seus. Um simples ferimento em seu tornozelo um dia transformou-se em uma severa infecção e, mesmo com tentativas cirúrgicas e transfusões de sangue, Robert Wadlow veio a falecer aos 22 anos, no dia 15 de julho de 1940.

Quando morreu, Robert media 2,74 metros, e até hoje permanece como a pessoa mais alta já registrada na história.

Doce, quieto, educado e inteligente, Robert ficou conhecido não por acaso como “gigante gentil”, e uma pequena multidão foi convocada para carregar seu caixão. Uma estátua em tamanho real existe em sua cidade, para lembrar não só de sua altura, mas também de sua doçura, proporcional ao seu tamanho, conforme conta a história.

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Débora Nascimento fala sobre namorado e fase pós-José Loreto