Tecnologia

Como a bicicleta pode substituir o elevador

por: Redação Hypeness

Se você pensava que o elevador era o máximo de tecnologia que poderia ser criada para superarmos grandes distâncias verticais – como muitos andares em um edifício, por exemplo – esse projeto promete lhe fazer repensar essa ideia. É um protótipo de bicicleta que anda na vertical, criado pela engenheira de design e inovação Elena Larriba, de Londres.

O projeto ganhou o nome de Vycle e pretende ser uma alternativa às escadas e aos elevadores. Enquanto usar uma escada pode ser cansativo em construções muito altas, o uso do elevador gera muitos gastos de energia. A bicicleta vertical promete ser uma solução sustentável entre estas duas, facilitando a subida sem gastos com eletricidade.

Para funcionar na vertical, a bicicleta é acoplada a um trilho. Segundo o site do projeto, seu funcionamento seria bastante similar ao de uma bicicleta comum e o tempo de subida seria próximo ao de subir a mesma distância através de escadas. No protótipo desenvolvido, o usuário só precisaria superar 10% do próprio peso para realizar a subida em bicicleta – e novas alternativas estão sendo pensadas para tornar o veículo mais rápido, cômodo e seguro antes de sua produção comercial.

Fotos: Reprodução Vycle

Um dos grandes problemas do projeto parece ser a dificuldade em termos de acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas, o que não o tornaria uma alternativa viável em grande escala. Entretanto, o site do Vycle sugere uma aplicação interessante para a novidade, que, por sua facilidade de instalação, poderia ser utilizada no setor da construção civil, facilitando a locomoção dos trabalhadores entre diferentes andares de uma obra.

No vídeo abaixo, Elena mostra o protótipo em funcionamento:

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Energético Fusion terá informações do game Rainbow6 armazenadas em DNA