Debate

Criaram uma ‘cerveja para mulheres’ e a internet não perdoou

por: Redação Hypeness

Um dos aspectos mais sintomáticos de todo sexismo perpetrado pela mídia, a publicidade e os produtos é o fato dele ser baseado em absolutas inverdades. Certas criações de produtos “para mulheres” são tão sexistas que quase se tornam cômicas – não fossem, em verdade, sintomas de práticas terríveis. É o caso da cerveja Aurosa, criada por uma empresa tcheca, como a primeira cerveja desenvolvida “para ela”. A campanha é tão inacreditável que a internet não perdoou.

Pois nenhuma premissa baseada em gênero, no que diz respeito ao consumo de cerveja, é verdadeira – tanto a da necessidade de uma cerveja especialmente feminina, quanto o clichê a respeito da relação masculina com a bebida. Mais ainda, o que a cerveja que você bebe teria a ver com sua identidade de gênero?

“Da Aurosa, com amor”

A verdade é que a Aurosa é, como muitos produtos baseados nesse tipo de campanha, simplesmente uma cerveja em uma embalagem que também reforça estereótipos – rosa clara, emulando uma suposta estética chique e elegante – desenvolvida para ser vendida mais cara.  O mesmo produto atrás de outro rótulo, como que resolvendo um problema que simplesmente jamais existiu.

 

“Não acredito que estava bebendo a cerveja errada todo esse tempo!”, disse uma usuária do Twitter. Outros simplesmente se declararam ofendidos, enquanto lojas de cerveja aproveitaram a celeuma para deixarem claro que todas as suas marcas são para todos os gêneros.

A fabricante, Smirov, comentou às reações, dizendo que “Aurosa nunca teve a intenção de fazer parte do sexismo, feminismo, ou nada disso. Não era pra ditar o que as mulheres devem ou não devem beber. Estamos simplesmente oferecendo cerveja em uma garrafa elegante e bonita, para as mulheres que quiserem e que se encaixe em seu estilo de vida”.

O problema é se o estilo de vida a que se referem é o de mulheres pagando mais caro por uma embalagem que traz o mesmo produto de sempre dentro – pagando mais caro por um empoeirado conceito.

© fotos: divulgação

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