“Você não pode estar feliz com seu corpo”. Tal frase, que parece ao mesmo tempo um questionamento e um decreto, costuma ser repetida como um terrível mantra contra outros corpos pelas mesmas pessoas que sofrem com ela – com a imposição de padrões inalcançáveis e paradigmas de beleza que servem para nada além de vender produtos. É contra tais ideias que a inglesa Megan Jayne Crabbe criou um perfil body positive nas redes sociais, para afirmar seu corpo como ele é, e suas transformações na aceitação de tal corpo.
Curiosa e sintomaticamente, dentre a maioria absoluta de comentários positivos e incentivadores, os eventuais comentários negativos nas redes de Megan ilustram perfeitamente a razão pela qual tais terríveis paradigmas estéticos resistem e oprimem a tantos. Depois de postar uma foto com um “antes e depois”, sobre, segundo ela, uma fase de sua vida em que sofria justo com sua aceitação corporal, diante dos comentários críticos e negativos, Megan decidiu responde-los em um novo post – e expor o absurdo de se submeter a padrões que não trazem nada além de sofrimento e ilusão.
A post shared by Megan Jayne Crabbe ? (@bodyposipanda) on
“Pera aí, então você decidiu ARRUINAR seu corpo?” Não, eu só parei de me torturar todos os dias por não me encaixar em uma imagem que eu nunca deveria buscar.
“Mas para mim você parecia muito mais saudável antes.” Isso é engraçado, você parecia muito mais inteligente para mim antes de igualar saúde e peso, e esqueceu que saúde mental também é saúde.
“Você poderia ter se mantido a mesma e amado seu corpo, não era necessário engordar.” Eu poderia ter continuado a mesma e voltar a sofrer com o transtorno alimentar que quase me matou quando eu tinha 15 anos. Eu poderia ter continuado a passar fome e malhando por horas todos os dias, mas isso nunca me levaria a alcançar o amor próprio. Não importava quantos quilos eu perdia, sempre existia alguma coisa para eu odiar. E, obviamente, as pessoas não PRECISAM ganhar peso para descobrir o amor próprio, isso é apenas o que o meu corpo precisava para corresponder com minha saúde mental. ESTE É MEU CORPO FELIZ.
“Mas com certeza você não pode estar feliz com essa aparência agora, eu nunca me sentiria feliz com esse corpo.” Eu também achei que não, mas acontece que a felicidade não é um tamanho. E eu desperdicei muitos anos acreditando nisso. E agora eu não vou deixar de contar às pessoas que elas merecem a felicidade do jeito que são. Elas merecem viver a vida agora, não quando perderem 5 quilos. Elas merecem essa liberdade mental.
Então um recado para todos que estão lendo isso: Eu espero que você também alcance sua liberdade, da maneira que isso parecer. Eu estarei torcendo por você durante todas as etapas do caminho.
P.s. estes são os comentários que recebi em minha última foto de antes e depois, e, para minha sorte, eles só me fizeram querer seguir em frente ainda mais”
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.