Inovação

Esse app ‘narra o mundo’ para pessoas com deficiência visual

Mari Dutra - 18/07/2017 | Atualizada em - 19/07/2017

Um novo aplicativo criado pela Microsoft promete ajudar pessoas com deficiência visual a entender melhor o que está à sua volta. Apelidado de Seeing AI, o app promete narrar o entorno utilizando as tecnologias de visão computacional e redes neurais.

Para usufruir da tecnologia, basta abrir o aplicativo no smartphone, escolher qual função utilizar e apontar a câmera do aparelho para o que quiser ver descrito. Daí em diante, o Seeing AI vai narrando o ambiente através de áudio. Entre as funções disponíveis atualmente estão a descrição de pessoas, cenas em movimento, leitura de textos, documentos e código de barras, entre outras.

O sistema do aplicativo está programado ainda para reconhecer amigos e descrever a fisionomia de outras pessoas. Nesse caso, é informada até mesmo uma indicação de idade e de emoções, por exemplo. Uma função que será disponibilizada no app em breve irá ajudar deficientes visuais até mesmo na hora de realizar pagamentos, indicando qual o valor e a moeda de cada nota.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como a tecnologia funciona na prática:

O Seeing AI pode ser baixado gratuitamente para iOS e, por enquanto, funciona apenas em inglês. No iTunes, todos os reviews sobre a tecnologia são bastante positivos e indicam que o sistema funciona rapidamente e com praticamente nenhum erro.

Todas as fotos: Reprodução Microsoft

Publicidade


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Jay-Z é crucial no avanço da legalização da maconha nos EUA