Inovação

Este pequeno robô ‘vive’ em jardins e passa todo seu tempo cuidando deles

por: Redação Hypeness

À prova d’água, automático e movido a energia solar, o robô Tertill promete fazer com que jardineiros amadores removam ervas daninhas sem nenhum esforço, e dispensando o uso de produtos químicos. Assim, é possível concentrar toda a atenção nas plantas das quais realmente se quer cuidar.

O Tertill está sendo desenvolvido há dois anos pela Franklin Robotics, que já criou um robô que aspira pó. O projeto vem sendo bancado graças a uma campanha de financiamento coletivo, na qual já foram arrecadados mais de 250 mil dólares – a meta inicial de US$ 120 mil. A expectativa da empresa é entregar as primeiras unidades em maio de 2018.

Além das placas solares para captar energia (e de uma bateria usada para armazena-la), o Tertill conta com um sensor que mede as plantas para determinar quais devem ser arrancadas: as que são altas o suficiente para tocar o detector, que fica a 2,5 cm do solo, fazem com que ele mude de direção. Já as menores são consideradas plantas daninhas e ativam o cortador.

Para evitar que mudas recém-plantadas sejam cortadas, a empresa desenvolveu também um protetor que pode ser colocado ao redor delas enquanto elas não crescem. De acordo com os criadores do robô, o brotamento requer muita energia das plantas daninhas, e serem cortadas com tanta frequência fará com que eventualmente elas morram.

O Tertill tem um sistema inteligente que reconhece dias nublados e faz com que ele se movimento menos que nos de sol intenso, o que otimiza o uso de energia. Ele também conta com um sistema de quatro rodas desenvolvido para evitar que ele atole. Cada um está sendo comercializado por 249 dólares.

Todas as fotos © Franklin Robotics

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xbox anuncia linha inspirada em ‘Mulher Maravilha’ e os modelos são maravilhosos