Debate

‘Eu sou Amazônia’, uma plataforma do Google pra entender como a produção de carne destrói a floresta

Redação Hypeness - 31/07/2017 | Atualizada em - 01/08/2017

A superprodução de carne bovina no Brasil provoca em nossas florestas um efeito literalmente devastador. Com enfoque no desmatamento provocado pela pecuária na Floresta Amazônica, o Google desenvolveu uma ferramenta interativa que conta essa história e alerta para as ameaças provenientes da indústria da carne para a região. Usando o Google Earth como plataforma base, as informações ilustradas pela ferramenta são assustadoras.

Como um dos maiores produtores e exportadores do mundo, cerca de 38% da carne brasileira vem da Amazônia. Não é por acaso, portanto, que em torno de 60% das áreas devastadas da floresta tenha se transformado em pasto para a pecuária. O tamanho real desse desmatamento corresponde à área da Espanha.

Com mapas interativos em 3D, vídeos, gráficos e depoimentos daqueles que mais diretamente são afetados pela destruição do verde – como povos indígenas e moradores da região – em material inédito e profundamente documentado, a ferramenta Eu Sou a Amazônia é uma parceria do Google com o diretor de cinema Fernando Meirelles, de filmes como Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, que produziu diversas das imagens oferecidas.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=nth8NmbhJo8″ width=”900″]

Os males provenientes do excesso de produção de carne são, portanto, também os males do excesso de consumo, que apontam para os limites do próprio capitalismo diante do cenário apocalíptico que se anuncia. A busca desvairada e desregrada pelo lucro a qualquer custo leva também à destruição de nossas florestas e águas, que desaparecem a olhos vistos todos os dias, como mostra a ferramenta.

Publicidade

© fotos: divulgação/Google


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ator de ‘Animais Fantásticos’ é condenado a prisão por assédio sexual