Fotografia

Fotos vintage mostram a verdadeira vida nas ruas de NY na década de 70

por: Redação Hypeness

Para o chileno Camilo José Vergara, a fotografia é “um meio de descoberta, como uma ferramenta que clareia visões e constrói conhecimento sobre uma cidade ou lugar particulares”. A tese foi especialmente aplicada a Nova York, onde ele se tornou Mestre em sociologia e fez registros fascinantes de um tempo em que a metrópole vivia entre o luxo e a decadência.

Foi durante o Mestrado que Vergara pensou em usar a fotografia para documentar as mudanças do ambiente urbano e o modo como elas afetam o comportamento social das pessoas. Nova York foi o berço de um estilo que o chileno chama de refotografia: registrar um mesmo local em diferentes momentos para observar suas transformações.

A série Old New York foi clicada ao longo da década de 70, com especial atenção para os bairros Lower East Side, Harlem e South Bronx. O foco de Vergara estava sobre crianças, famílias e comunidades que viviam a decadência urbana de uma cidade que enfrentava a indiferença da administração pública.

Depois de Nova York, o chileno fez milhares de registros fotográficos em cerca de vinte cidades norte-americanas, incluindo Chicago, Detroit e Los Angeles. Ele espera que seu trabalho seja a base de uma Enciclopédia Visual do Gueto Norte-Americano, para “visualizar como os guetos mudam através do tempo, entender a natureza e o significado da desigualdade social e econômica nos Estados Unidos urbanizados”.

Publicidade

Todas as fotos © Camilo José Vergara


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor flagra 3 bebês urso dançando numa roda: ‘Me senti num conto de fadas’