Debate

Jovem gera debate nas redes sociais e vai presa por usar mini saia na Arábia Saudita

por: Redação Hypeness

O que em grande parte do mundo é tão normal quanto possível, em certos países é considerado escandaloso, criminoso e passível de severa punição – às custas da liberdade e do direito sobre a própria vida e corpo de milhões de mulheres. Uma jovem vestindo uma camiseta curta e uma saia acima do joelho – que seria considerada normal em outros lugares – tornou-se o centro de uma intensa polêmica na Arábia Saudita, e agora as televisões locais afirmam que a jovem foi presa.

No vídeo, postado no Snapchat, a jovem aparece caminhando normalmente por um antigo forte na vila de Ushayqir. No país, as mulheres são obrigadas por lei a saírem na rua vestindo uma abaya, uma espécie de burca preta, cobrindo todo o seu corpo, incluindo cabeça, tornozelos, pés e cabelos.

 

A postagem levantou intenso debate, com muitos defendendo a moça, mas muitos outros a atacando e dizendo que ela deveria ser detida e julgada. Além das rígidas regras de vestimentas, as mulheres na Arábia Saudita precisam de autorização e da presença de um homem para tarefas simples, como viajar e trabalhar, e não podem dirigir.

Exemplos da utilização da imagem da jovem utilizada de forma censurada, como sendo uma imagem obscena, nas TVs do país

A jovem teria sido presa na segunda-feira, e seu destino permanece uma incógnita – já o destino da humanidade, esse certamente vai de mal a pior.

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Transar com uma mulher de cada país’: o machismo do jovem que se diz parça de Neymar