Fotografia

Mergulhador capta em fotografias o momento raro do sono das baleias

21 • 07 • 2017 às 10:25
Atualizada em 15 • 12 • 2021 às 17:18
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Será que as baleias dormem? Segundo pesquisadores da Universidade de St Andrew’s citados pela Revista Galileu, as baleias cachalote são os mamíferos menos dependentes de sono do mundo, usando apenas 7% do seu tempo para o descanso. Mesmo assim, até elas precisam tirar um cochilo de vez em quando – e um fotógrafo teve a sorte de registrar esse raro momento.

Em 2008, pesquisadores já haviam registrado um grupo de baleias da espécie dormindo, o que levou a novas descobertas a respeito do sono destes animais. Recentemente, porém, o fotógrafo submarino Franco Banfi encontrou estas baleias dormindo no mar do Caribe, perto da República Dominicana, e não perdeu a chance de fotografá-las.

As fotos deste momento são incríveis:

Como as baleias dormem?

As baleias dormem com um lado do cérebro de cada vez. Assim como os golfinhos, elas são um animais cetáceos e respiram pelos pulmões, precisando subir à superfície para isso. Enquanto estão adormecidas, um hemisfério cerebral descansa e o outro fica acordado com o objetivo de controlar a respiração e evitar o ataque de predadores. Esse tipo de sono se chama uni-hemisférico.

A observação que levou os pesquisadores a tais conclusões havia sido limitada a animais que viviam em cativeiro. No entanto, as imagens capturadas por eles nos últimos anos podem indicar que estes mamíferos também dormem profundamente de vez em quando.

Todas as fotos © Franco Banfi

Publicidade

Canais Especiais Hypeness