Fotografia

Ninguém quis comprar suas tristes fotos da ‘Batalha de Mosul’, então ele as disponibilizou gratuitamente

06 • 07 • 2017 às 08:28
Atualizada em 19 • 07 • 2017 às 14:20
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Fotos de guerra são importantes documentos de uma época ou contexto e, ao mesmo tempo, imagens duras e difíceis de serem contempladas. Conforme a batalha na cidade de Mosul, no Iraque, contra as investidas do ISIS prossegue violentamente, o fotógrafo Kainoa Little registrou diversos momentos impactantes do conflito, mas não conseguiu encontrar ninguém interessado em comprar as imagens (o que diz muito sobre o interesse seletivo do resto do mundo pelas tragédias que assolam certas populações). Com isso, Kainoa decidiu que era mais importante contar a história do que necessariamente lucrar, e decidiu liberar as imagens de graça.

O fotógrafo americano é especialista em registrar territórios em conflito, e esteve em Mosul em abril desse ano. Suas fotos registram a angústia da população diante da violência que os obrigou a deixar suas casas, a ação dos soldados e o caos que tomou conta da região.

De forma geral, as imagens mostram as ações da Polícia Federal Iraquiana para retomar a cidade das mãos do ISIS – esforço que hoje já encontra resultados contundentes, ainda que a cidade ainda não esteja retomada completamente.

Se tais emoções não interessaram aos grandes grupos de comunicação ou agências de notícias, Kainoa decidiu que era de interesse geral, e se valeu da internet para que as imagens pudessem ser vistas.

Todas as fotos © Kainoa Little

Publicidade

Canais Especiais Hypeness