Inovação

ONG ensina programação para presidiários da Califórnia e o resultado vai te surpreender

por: Redação Hypeness

Na prisão de San Quentin, a mais antiga da Califórnia, presos estão aprendendo a linguagem da programação. O projeto é da ONG The Last Mile, do empresário Chris Redlitz que, ao dar palestras motivacionais para os presidiários, notou a oportunidade. “As perguntas que eles faziam eram muito inteligentes e vários deles tinham projetos de negócios que queriam realizar”, contou.

Batizado de Code. 7370, o programa consiste em ensinar HTML, CSS, JavaScript e WordPress ao presidiários, além de aprenderem a criar um plano de negócios, caso venham a empreender após a liberdade concedida.

O mais curioso é que a grande maioria nunca teve contato com este tipo de tecnologia, uma vez que entraram para San Quentin muito antes da era da internet. “Há pessoas que nunca acessaram a internet. Muitos deles estão presos há tanto tempo que nunca tiveram a experiência de estar online”, disse Beverly Parenti, esposa de Chris e co-fundadora do Code. 7370.

E o resultado tem sido empolgante. Até agora, nenhum dos participantes do programa retornou à prisão. É um dado bastante animador, visto que estudos apontam que a taxa reincidência de prisioneiros nos EUA é altíssima, passando dos 75%. Isso sem falar que muitos conseguiram empregos no Vale do Silício, ou então tiveram seus projetos comprados por empresários.

O programa cresceu, e já foi expandido para mais cinco prisões norte-americanas. A ideia agora é, além de implantá-lo em cada vez mais presídios, aumentar o leque de ensinamentos, incluindo aulas de webdesign, criação de logomarcas e user experience.

Imagens © Andrew Landini/Reprodução Facebook

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cãolorado, a cerveja (sem álcool, claro) criada pela Colorado só para cachorros