Debate

Pesquisas indicam que beber café pode reduzir risco de morte prematura

por: Redação Hypeness

Depois da água, o café é o líquido mais consumido do mundo: estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras sejam bebidas por dia. E os viciados no cafezinho têm uma boa notícia: dois grandes estudos científicos parecem indicar que ingerir três xícaras por dia pode reduzir o risco de morte.

De acordo com as publicações, as principais doenças que o café pode evitar estão ligadas a problemas circulatórios ou do sistema digestivo. Os cientistas não têm certeza de quais componentes da bebida levam a isso, mas acreditam que o efeito esteja ligado aos polifenóis e antioxidantes, e isso vale tanto para o café comum quanto para o descafeinado.

Um dos estudos foi realizado na Europa ao longo de 16 anos e analisou os hábitos de mais de 500 mil pessoas de dez países. Analisando a base de dados da Epic, uma agência de pesquisas relacionadas a câncer e nutrição, os estudiosos perceberam que, entre os homens, quem consome três ou mais xícaras de café tem 12% menos chance de morrer. Entre as mulheres, o índice foi de 7%.

A outra pesquisa, realizada na Universidade do Sul da Califórnia, usou como base dados sobre mais de 185 mil norte-americanos de diferentes etnias (para que os hábitos de consumo fossem o mais diversos possível). A conclusão foi que, entre quem declarava beber ao menos uma xícara de café por dia, o risco de morrer de doenças cardíacas, respiratórias, do fígado, câncer, derrame ou diabetes era 12% menor que o de quem não bebe café. Já entre quem declarava consumir mais de 3 xícaras por dia, o risco de morte foi 18% menor.

Os próprios cientistas alertam que não é possível determinar qual componente da bebida causa o fenômeno, e que nem sempre a correlação indica causalidade. Mesmo assim, os viciados em café podem ficar mais tranquilos em relação aos supostos malefícios da bebida. Já quem não tem o hábito de tomar um cafezinho pode ter um incentivo a reconsiderar a ideia…

Fotos: Creative Commons

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Eduardo Galvão, ator da Globo de 58 anos, é intubado em UTI para tratar coronavírus