Viagem

Por que você não pode perder o Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri), na Liberdade

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Tradição japonesa celebrada todos os anos desde o século 9, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, virou hábito também no Brasil desde a década de 70, e claro que o bairro da Liberdade, em São Paulo, não ficaria de fora. Referência na realização da festa desde 1979, a região receberá sua 39ª edição no meio de julho.

No final de semana dos dias 15 e 16, as ruas da Liberdade serão decoradas com centenas de kussudamas, ramos de bambu enfeitados com papéis coloridos que simbolizam as estrelas. Neles é possível pendurar tanzaku, pequenos pedaços de papel com pedidos para a princesa Orihime e para Kengyu.

De acordo com a lenda, que teria sido criada na china há mais de dois mil anos, Orihime, a “Princesa Tecelã”, era filha de Tentei, o “Senhor Celestial”. Ela e Kengyu, um pastor de gado, se apaixonaram perdidamente, e só conseguiam se preocupar com o amor, deixando suas tarefas diárias de lado. Então Tentei os separou, fazendo com que eles morassem em lados opostos da Via Láctea.

Publicidade

A tristeza pela separação abalou Orihime, e seu pai decidiu permitir que os casal se encontrasse uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês no calendário lunar. Com uma condição: eles teriam que atender a todos os pedidos feitos pelas pessoas na Terra. Eis a origem dos tanzaku, que são queimados para que sua fumaça chegue até as estrelas.

Na mitologia japonesa, Orihime é a estrela Vega, e Kengyu é Altair. As duas realmente ficam em lados opostos da nossa galáxia e só podem ser vistas ao mesmo tempo no céu durante um período bem breve do ano – por isso o nome Festival das Estrelas.

Além da decoração especial, as ruas da Liberdade viram palco para atrações como shows de cantores, danças folclóricas e apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

A programação é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade. No sábado (15/07) começa às 10:30 e vai até às 19:00, e no domingo (16) das 10:30 às 18:00, e você pode aproveitar o evento no Facebook para se programar. A organização é da ACAL, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

Todas as fotos © Paulo Pinto/Fotos Públicas

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Uma das cidades mais longínquas do mundo onde só se chega após 2 dias num barco