Debate

Ele desenhou os motivos pelos quais não devemos chamar asiáticos de ‘japa’ e dizer que são todos iguais

07 • 07 • 2017 às 13:29
Atualizada em 19 • 07 • 2017 às 14:20
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Imagine como você se sentiria se ouvisse que latino-americanos são todos iguais? O quanto é absurda a ideia de que, por exemplo, argentinos e brasileiros “se parecem”, ou vêm “do mesmo lugar”? Pois a mesmíssima lógica se aplica para quando alguém afirma tais premissas a respeito de orientais e asiáticos como um todo – e foi isso que o estudante Vinicius Chozo procurou explicar em seu TCC.

Para melhor demonstrar seu ponto, Vinicius literalmente desenhou o que quis dizer. Piadas a respeito do formato dos olhos, ou da maneira com que o estereótipo oriental falaria, ou a respeito da semelhança entre pessoas de origem oriental, ainda que tratadas com suposta leveza, são sim afirmações xenofóbicas, ignorantes e preconceituosas – e que, como tais, precisam ser transformadas e combatidas.

Muitas das pessoas que passam por isso diariamente são, na realidade, simplesmente brasileiros, nascidos e criados por aqui, e ainda que não fossem, que tivesse chegado no país ontem, as relações entre os diversos países orientais são múltiplas e complexas, tal qual na América Latina, e supor que todos os países são similares é, além de ofensivo, um tanto ignorante.

Além de elencar diversos exemplos de como tal forma de preconceito funciona, Vinicius também pode notar, a partir dos compartilhamentos de seus desenhos, posicionamentos das pessoas, positivos ou negativos, a respeito do tema. A ideia foi justamente levantar o evidente debate, e principalmente sublinhar que tais comportamentos são incômodos e agressivos para com asiáticos e descendentes.

De todo modo, seja quem ou como for, não devemos julgar ou definir o comportamento das pessoas por sua aparência ou origem – essa pode ser uma das muitas definições de preconceito e racismo.

© Arte: Vinicius Chozo

 

Publicidade

Canais Especiais Hypeness