Debate

Vídeo colaborativo combate clichês e preconceitos contra ciclovias com informação

por: Vitor Paiva

“A quantidade de ciclovias em São Paulo é um exagero. São Paulo é uma cidade feita para carros. As ciclovias pioram o trânsito. Foram construídas como um gesto político, e trazem perigo aos ciclistas”. Essa coleção de clichês costuma rechear as críticas de quem, sem nem saber verdadeiramente a razão, são contra as ciclovias. Para além da opinião de cada um, há uma questão fundamental a respeito de cada uma das afirmações acima: nenhuma delas é verdadeira.

Essa é a missão do vídeo produzido pelo grupo Mobilidade Linda: combater o caminhão de máximas falsas e clichês genéricos a respeito das ciclovias e do uso de bicicletas como transporte alternativo. E a grande arma utilizada pelo vídeo é a mesma e mais eficiente arma de sempre contra a ignorância: a informação.

 

A verdade é que 90% das ciclovias de São Paulo não diminuíram um metro sequer do espaço para os automóveis, e que mais ciclovias e ciclistas significam menos carros, menos trânsito e menos poluição – logo, melhoria na qualidade de vida da população como um todo.

Qualquer projeto sério e reconhecido de cidade confirma que o transporte coletivo e sustentável precisa ser o grande foco de investimento – e, no caso da importância das ciclovias, basta lembrar que mais de 30 milhões de pessoas usam bicicleta como transporte no Brasil, um meio mais barato, mais seguro e incrivelmente mais limpo e saudável.

 

Essas são algumas das muitas informações trazidas pelo vídeo. Novamente, em tempos em que a verdade parece perder seu valor, vale lembrar que afirmar uma mentira não muda os fatos. Assim, seja qual for sua opinião, que ela exista a partir da realidade das informações – e não do delírio raivoso.

© fotos: divulgação

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: no Dia da Mentira, nada melhor do que desmascarar fake news sobre a pandemia