Arte

A beleza e impressionante força da voz de Eddie Vedder ouvida com os vocais isolados

por: Redação Hypeness

Não há tecnologia, aplicativo, plugin, afinador ou corretor capaz de realmente forjar um grande cantor. Por mais que concretamente de fato computadores hoje possam transformar o maior dos desafinados em um cantor correto, a diferença entre um trabalho corrigido digitalmente e a voz humana realmente, cantando com personalidade, expressão, força – e afinação – é algo incomparável.

Os dois vídeos disponibilizados na internet com a voz isolada do cantor Eddie Vedder, do Pearl Jam, provam tal diferença de forma incontestável.

O que os vídeos mostram é aquilo que normalmente o ouvinte comum, o fã, não tem acesso: o canal com a voz de Eddie gravada, isolada dos outros instrumentos – como se estivéssemos dentro da cabine de gravação, em um estúdio, ouvindo somente o cantor. E é nessa nudez dos vocais de “Alive” e “Black” que se percebe o que faz um grande cantor.

Nos vídeos, os vocais estão sincronizados com apresentações ao vivo.

Para muito além da afinação ou da técnica – que estão lá, impecáveis – a voz de Eddie revela a personalidade, a força, as nuances e peculiaridades que ajudaram a colocar o Pearl Jam como uma das maiores bandas da história do rock.

Naturalmente que não basta cantar bem – é preciso ter o que dizer, é preciso que por debaixo da voz exista uma grande canção a ser defendida. E não há computador que resolva tais necessidades: só mesmo a mente, o coração, e as cordas vocais humanas.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
10 pessoas que madrugaram felizes para assistir ‘La Casa de Papel’