Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As melhores fotos da história se tornam icônicas muitas vezes por justamente mostrarem o inesperado, o paradoxo ou um lado outro em algo até então costumeiro. Pois se o que se espera da imagem de um cientista é uma pessoa austera, organizada, rígida e sóbria, a história foto de Albert Einstein com a língua para fora revela esse aspecto até então surpreendente do físico alemão.
Ver um dos maiores nomes da história da física e da ciência como um todo com os cabelos desgrenhados, o bigode desarrumado, os olhos abertos olhando diretamente para a câmera e a língua completamente para fora fez da fotografia, tirada por Arthur Sasse em 1951, uma das mais emblemáticas imagens do século XX. O próprio Einstein gostou tanto da foto que produziu cópias para distribuir entre seus amigos. Se suas contribuições científicas são evidentemente seus maiores feitos, tal imagem é um dos símbolos do motivo pelo qual Einstein se tornou praticamente um ícone pop.
A versão editada da foto, que Einstein gostava de distribuir
As cópias feitas por Einstein eram, no entanto, uma versão editada da foto, excluindo o cenário e as outras pessoas que estavam a seu lado – que revelam, também, a historia por trás da foto. Se o semblante do cientista e o gesto de colocar para a fora a língua revelam o humor e o espírito de Einstein, a foto na realidade registra mais um momento de cansaço e seu enfado diante da perpétua perseguição de repórteres diante da celebridade que havia alcançado.
Outra das muitas imagens célebres do físico alemão
A foto foi tirada na saída do Princeton Club, espaço social da universidade americana, após a celebração do 72o aniversário de Einstein, que estava em um banco traseiro de um carro entre Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos EUA, onde Einstein trabalhava, e a esposa de Frank, Marie Jeanette. Quando viram a foto, os editores da agência UPI, onde o fotógrafo trabalhava, cogitaram não publica-la, a fim de não ofender o vencedor do Prêmio Nobel de física em 1921.
Einstein em 1921, quando ganhou o Nobel de Física
A foto original foi leiloada na última semana, pelo valor de cerca de 393 mil reais, e traz a assinatura do físico alemão à esquerda. O fato de não ter sido editada, como nas cópias, e de mostrar toda a imagem é o que mais valorizou-a no leilão.
Publicidade
Contra a dureza estática das paisagens urbanas, cheias de ângulos retos e construções frias, as curvas em movimento...
Quando a fotógrafa norte-americana Shannon Smith estava no terceiro ano da faculdade, ela já era mãe de uma...
Ontem mostramos aqui as tirinhas que estão fazendo sucesso ao mostrar que nem tudo são flores quando se fala em...
Quando Blair McMillan, de 26 anos, começou a notar que seus filhos Trey, de 5 anos, e Denton, de 2, estavam dando mais...
A cultura dos paparazzi é hoje uma parte tão popular quanto controversa da mídia e da imprensa ocidental ou mesmo...
Já imaginou soltar câmeras nas mãos de diferentes pessoas de 1 até 100 anos de idade? Pois essa é a ideia do The...
Ninguém disse que a adolescência seria fácil. Mesmo assim, ela pode ser ainda mais difícil para aqueles jovens que...
Vídeos e fotos pornográficas estão a poucos cliques de distância de quem quiser, mas nem sempre foi assim. Antes da...
Já mostramos aqui no Hypeness diferentes séries fotográficas de Hong Kong, entre um vista por dentro dos minúsculos...