Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ainda que saibamos o quanto a criatividade, a autonomia, a iniciativa própria, o discernimento crítico, o conhecimento ampliado e, hoje mais do que nunca, a capacidade de pesquisar sejam habilidades fundamentais para a vida como um todo, as escolas, justo a instituição tão importante na formação das crianças, costumam enquadrar tudo em um método de aprendizado e comportamento restrito, engessado e antigo.
E pior: costumamos ver com desconfiança ou até desprezo os raros professores que desafiam tais métodos e procuram se interessar pelo aluno de fato, e suas capacidades particulares. Mas, felizmente, alguns desses mestres conseguem prosperar – e esse é o caso da professora Nancie Atwell, apelidada de “a melhor professora do mundo”.
A professora Nancie Atwell
Tudo começou quando Nancie percebeu que seus alunos não se interessavam especialmente pelos livros ou trabalhos a que ela os obrigava. Pesquisando métodos alternativos, ela se deparou com o trabalho do professor Donald Graves, um entusiasta da capacidade dos alunos de escolher e de se expressar – e tudo então para ela mudou.
Nancie então criou no estado do Maine, nos EUA, o CTL, que em inglês quer dizer Centro de Ensino e Aprendizado, uma escola baseada em uma premissa simples porém revolucionária: a de que as crianças devem possuir poder de escolha – devem aprender por seu próprio discernimento. Na escola de Nancie não existem provas padronizadas, e os próprios alunos escolhem os livros que lerão e o tema dos trabalhos que escreverão.
E não somente: as turmas são pequenas, cada classe possui uma biblioteca, e toda data religiosa e cultural e comemorada sem hierarquia. A ideia é que os alunos são sim capazes de investir por conta própria em seu aprendizado, contanto que suas paixões e curiosidades sejam estimuladas e respeitadas. Cada passo é dado, em cada aula, de acordo com o interesse e o tempo peculiar de cada criança, e o desenvolvimento é registrado e tratado diariamente. Professores e alunos, no fim das contas, aprendem juntos a cada aula.
Quem pensa que tratam-se de ideia malucas que não trazem resultados está profundamente enganado: a escola é um sucesso, com cerca de 75 alunos matriculados, a média de leitura é radicalmente maior do que a média mundial (cerca de 40 livros por ano por aluno) e em 2015 Nancie recebeu o primeiro Global Teacher Prize, uma espécie de prêmio Nobel do ensino.
Nancie recebendo o prêmio das mãos do ex presidente Bill Clinton
O milhão de dólares que ela recebeu será todo revertido para a CTL. Não é por acaso que professores do mundo inteiro viajam a pequena cidade de Edgecomb para visitar a escola: eles também têm muito o que aprender com a melhor professora do mundo, e com seus alunos.
Publicidade
Quase 15,5 mil vagas de concurso estão abertas para quem quiser realizar uma das provas. São ao menos 126 concursos...
A norte-americana Frances Goldin, de 92 anos, se tornou um dos principais símbolos da Parada do Orgulho Gay de Nova...
Se você curte muito documentários e acha que assistir a filmes fodásticos pode te fazer expandir suas noções sobre...
O absurdo de se culpar a vítima em casos de abuso ou machismo é algo muito mais corriqueiro do que pensamos, assim...
Se o ritmo é algo intrínseco ao ser humano, e as batidas do nosso coração nos fazem lembrar o quanto a música...
Após mais de 70 anos de espera, Marceline Udry-Dumoulin finalmente poderá descansar com a certeza de ter reencontrado...
Empreender significa estar disposto a lidar com riscos, expectativas e paixão. E para enfrentar esses desafios, ter...
Na primeira frase do conto “A Biblioteca de Babel”, Jorge Luís Borges faz do universo inteiro uma biblioteca, em...
Para começar 2021 com espaço para novas energias e ideias, a especialista em organização Marie Kondo lançou o...