Sustentabilidade

Aprenda passo a passo como montar uma horta urbana esférica

por: Redação Hypeness

Estimular a produção local de alimentos, inspirando uma relação mais direta entre as pessoas e sua comida, além de maximizar o aproveitamento de espaço. Esses são os conceitos por trás da horta urbana esférica criada pelo Space 10, que liberou um manual com o passo a passo para construir o equipamento.

O Space 10 é um hub de inovação baseado na Dinamarca e que conta com o apoio da empresa sueca Ikea. Seu objetivo é juntar mentes capazes e interessadas em criar soluções para problemas atuais e futuros, como o avanço da urbanização no mundo e a necessidade de produzir mais comida para uma população em crescimento, ao mesmo tempo em que o espaço físico se torna cada vez mais valioso.

Após a horta esférica, criada pelos arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum e batizada de The Growroom, ser divulgada no final de 2016, o Space 10 recebeu mensagens de diversas partes do mundo – inclusive do Brasil – perguntando sobre a possibilidade de vender o produto.

Como o objetivo da criação não é comercial, mas o de inspirar outras pessoas a seguirem o modelo de cultivo doméstico, eles decidiram criar um tutorial com o passo a passo para qualquer pessoa construir sua própria Growroom.

Basicamente é preciso usar 17 chapas de madeira compensada, um martelo de borracha, parafusos e acesso a uma máquina de fresar ou de corte a laser – segundo os criadores do projeto, o corte precisa ser perfeito para que as chapas se encaixem corretamente. O manual explica como fazer cada corte e a encaixar as peças, e estima que em um dia de trabalho é possível deixar tudo pronto.

manual em inglês está disponível no site do Space 10.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Space 10


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tartaruga se aposenta aos 100 anos após acasalar até salvar toda a espécie