Fotografia

As brilhantes composições do mestre Henri Cartier-Bresson são a melhor forma de celebrar o Dia da Fotografia

Redação Hypeness - 18/08/2017 | Atualizada em - 21/08/2017

Em uma arte tão popular, tão presente em nosso dia a dia e com tantos e cada vez mais adeptos como a fotografia, seria difícil apontar quem seria o nome maior, o mestre dessa forma de expressão, aquele a quem se pode apontar como referência em tal campo artístico – seria, se não tivéssemos o trabalho do genial fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.

Especialista em fotos de rua, mas tendo trabalhado com maestria em todo tipo de fotografia, Cartier-Bresson dizia que uma boa imagem era a captura de um “momento decisivo”.

 

Mais do que somente registrar um momento preciso e furtivo, há nas fotografias de Cartier-Bresson um impressionante refino composicional, assim como a aplicação não só de técnicas fotográficas como de precisões geométricas e dinâmicas simétricas que podem passar desapercebidas à primeira vista – mas não ao olhar treinado de outro fotógrafo, como Tavis Leaf Glover. Foi para mostrar quão profundas e preciosas são as composições de Cartier-Bresson que Glover preparou a série Dynamic, Symmetry, Composition & Henry Cartier-Bresson (Dinâmica, simetria, composição).

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=mjABoGerddo” width=”900″]

Dividida em dois vídeos, a série busca se aprofundar justamente na construção precisa que Cartier-Bresson aplicava na hora de tirar suas fotos.

Demonstrando alinhamentos, técnicas de design, geometria e matemática para enquadrar e registrar esses “momentos decisivos”, Glover se dobra sobre o trabalho e o talento de um mestre – que atravessou todo o século XX com uma câmera na mão para não só registrar em imagens a força de tais momentos, como também para revelar o sentido maior, mais poético e profundo que uma forma de arte pode ter.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=_BfukgaWSeE” width=”900″]

Publicidade

© fotos: Henri Cartier-Bresson


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Canon EOS Rebel SL3: conheça a câmera digital mais bem avaliada da Amazon