Futuro

Bilionário usa fortuna para construir iate que recolherá 5 toneladas de plástico por dia dos oceanos

por: Redação Hypeness

Diferentemente da maioria de seus pares, o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke não nasceu rico nem veio de uma família abastada. Antes de se tornar dono de quase toda a frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA e alcançar uma fortuna estimada em quase 3 bilhões de dólares, Kjell era um pescador. Assim, todo seu trabalho e suas conquistas ele deve ao mar – e é por isso que agora ele decidiu retribuir.

E seu desejo de retribuição aos oceanos não é discreto: Kjell investirá uma parte de seu dinheiro na construção do maior iate do mundo – ele em nada, porém, servirá para o lazer ou o prazer da navegação. O barco foi projetado para recolher cerca de 5 toneladas de plástico das águas diariamente – a ambição do empresário é, portanto, recolher todo o plástico criminosamente despejado no mar.

 

Batizada de REV (Research Expedition Vessel, ou embarcação expedicionária de pesquisa), o iate ainda atuará como um grande centro de pesquisa navegante, com laboratório, auditório, veículos subaquáticos, drones e a capacidade de receber até 60 cientistas para trabalho. O navio será equipado diversos sistemas para que seu impacto ambiental seja o menor possível. Estudos sobre clima, pesca, biodiversidade e a vida marinha serão ministrados dentro da embarcação – que deverá funcionar em sua capacidade total em 2020. Lamentavelmente, até lá muitas toneladas a mais de plástico terão sido jogadas ao mar – o iate terá muito trabalho pela frente.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alunos de escola pública brasileira ganham prata em Olimpíada Internacional de Linguística